Zabomba
Deslizando sobre ondas de tens

Número de Catálogo:
VPB117CD
Data de Lançamento:
01/09/2003
Formato:
CD
Selo:
Voiceprint Brazil
Gênero:
Rock


 Comprar CD 
Uma outra banda nova promissora e que mistura com competência rock com samba, funk, jazz e soul. Existe isso por aqui? A resposta é o trio Zabomba, três caras do centro de São Paulo, que estão com novo CD, Deslizando Sobre Ondas de Tensão. O trio é composto por Paulo Passos (guitarra), Rapha Z (voz) e o Beto Boing (baixo) e estão juntos desde Janeiro de 1994. Em Janeiro de 1996 lançaram um CD “zero” (como gostam de chamar), intitulado Ruins da Cabeça, Doentes do Pé. que tinha 10 composições da banda e uma cover de “Fliperama” de Tom Zé.

Nunca tiveram um baterista fixo, já que segundo Passos, não encontraram alguém suficientemente bom que se aventurassem nos diversos ritmos que sonham em explorar. Neste trabalho dois se aventuraram: Sérgio Machado (que tocou das faixas 1 a 12) e Marcelo Domingos (faixas 13 e 14). São três garotos da capital paulista e que não são negros, estão longe de ser "arianos", como frisa Paulo Passos. "Rapha é um cafuzo russo, o Beto é um mulato andino e eu sou um mameluco árabe. O Sérgio Machado, que gravou a maior parte do disco é filho de pai negro e mãe branca."

O grupo agora é um quarteto com a entrada de Marcelo Effori nas peles e baquetas. Marcelo andava tocando com Arnaldo Baptista (ele mesmo, o Mutante!) que depois de ouvir o cd e tocarem juntos, foi efetivado.

O ecletismo dos músicos é grande e cada um traz uma sonoridade diferente. Rapha ama John Coltrane e Tim Maia; Beto, Jorge Ben e Marvin Gaye; e Paulo, Tom Zé e Brian Wilson. Casar tudo isso e sem perder a qualidade é um desafio e tanto.

E a pegada soul, com grooves fortes e pulsação marcante já podem ser sentidas nas duas primeiras faixas, "Sansão" e A Era do quero, quero". Destaque para o bom domínio vocal de Rapha Z, que lembra, em certos momentos, Tony Platão ex-Hojerizah. As letras são debochadas, descontraídas, como em Buzão, quinta música do CD: "Um, ônibus, um, lotado às seis da manhã/Exalando o hálito do mau humor/De gente amanhecida que não foi salva pelo amor/Das novelas, do Corinthians, do senhor/Só, só dá, só dá pra querer sumir."

Mesmo trabalhando com limitações orçamentárias, o grupo agrada e trabalham rápido, já que em apenas três dias no estúdio e tocando juntos,, finalizaram o CD, que teve Rubens Baldissarini como produtor. Além de composições próprias, tocam músicas de Lobão, João Ricardo, Chico Science, Tom Zé, Cardigans e Chemical Brothers em suas apresentações.

do site Mofo por Rubens Leme da Costa

1. Sansão
2. A Era Do Quero, Quero
3. Deslizando Sobre Ondas De Tensão
4. Um Minuto De Sabedoria
5. Busão
6. Pra Nao Dizer Que Não Falei De Shoppings
7. O Tempo Leva Tudo
8. Lembrar
9. De Papo Pro Ar
10. Você Precisa Ouvir
11. Noite Como Essa
12. O Sonho E O Som
13. Argemiro Barra Gerald
14. Todos Estão Felizes

Rapha Z. - Vocals
Beto Böing - Bass
Paulo Passos - Guitar
Marco da Costa - Drums